domingo, dezembro 28, 2008

A Revolta do Buzu


2003, 70 min.

Entre o final de agosto e o começo de setembro de 2003, a cidade de Salvador, na Bahia, foi palco de uma onda de protestos estudantis contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos. Milhares de estudantes paralisaram a cidade por diversos dias. Enfrentaram a repressão policial e a tentativa de desmobilização do movimento perpetrada pela grande mídia. O documentário revela que uma das grandes dificuldades do movimento foi a falta de uma liderança que representasse a todos.

Parte das reivindicações foi atendida no quarto dia de mobilização. O movimento cresceu e os estudantes continuaram lutando pela redução da tarifa do ônibus de R$ 1,50 para R$ 1,30. Toda a força daquelas pessoas se resumia em uma só frase: “Essa não é uma luta somente dos estudantes, mas de toda a sociedade”. Iniciada no bairro da Lapa, a mobilização se espalhou por diversos outros locais e durou mais de duas semanas. O preço da passagem não diminuiu, mas esse movimento foi certamente de grande importância para a história e o futuro do movimento estudantil na Bahia.

Sugestões de uso:
Ótimo para discussões do movimento estudantil. Também serve para discussões sobre o movimento social e suas formas de organização.

Ficha técnica:
Data: Agosto de 2003
Direção: Carlos Pronzato
Duração: 70 minutos
Realização: Lamestiza Produções

Contato:
Tel.: (71) 3345-1268
E-mail: lamestiza@zipmail.com.br

Nenhum comentário: