quarta-feira, outubro 03, 2007

CANCELAMENTO DE TAXA DE ASSINATURA TELEFÔNICA

Hoje, 03/10, recebi um E-mail que tratava sobre um tal projeto de lei sobre o cancelamento da taxa do telefone fixo. Com a incidência de informações falsas via Internet, passei a desconfiar de tudo que seja proveniente de e-mails encaminhados por terceiros. Na verdade, isto faz parte da atividade jornalística: apurar e assumir seu compromisso com a verdade.
O E-mail que tratava do projeto de lei continha um número que, segundo o remetente, era da Câmara dos Deputados, em Brasília. Confesso que fiquei tentado. Corri para o telefone e tive a certeza: o número era mesmo da Câmara dos Deputados Federais.
Conforme a atendente, o Projeto de Lei 5476, do deputado Marcelo Teixeira (PR – CE), realmente é referente ao CANCELAMENTO DA TAXA DE ASSINATURA DO TELEFONE FIXO. Ainda indaguei a moça sobre votação popular a partir do mesmo número de telefone e fui agraciado com resposta positiva.
Pus-me a pensar sobre os nossos veículos de comunicação. Caramba! Somos orientados, enquanto jornalistas, que a nossa primeira lealdade é com a sociedade e eu não lembro de ter visto sequer uma menção sobre o assunto na imprensa. Não seria uma boa pauta? Independente do deputado que esteja por trás do projeto de lei, acredito que a população deva ser informada pois penso que quem ainda mantém telefone fixo não tem qualquer interesse em continuar pagando uma taxa só para dizer que tem telefone. Que jornalismo é esse?
Se alguém ouviu ou viu algo sobre isso na grande mídia, me corrija, por favor!
Este projeto está tramitando na COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR na Câmara.
Faço a minha parte:
Telefone: 0800 61 96 19
Não digite nada. Espere até a ligação ser transferida para um atendente. Você será avisado que o seu telefone foi identificado e que a conversa estará sendo gravada a partir daquele momento. Seus dados serão coletados pelo atendente assim que confirmar o seu voto.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.



Ouvindo: Soulfly – Soulfly V (Obs.: Curto bastante a sensibilidade e a forma com a qual Max Cavalera faz música)

3 comentários:

garota do jornal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
garota do jornal disse...

Rapá, não foi na TV que eu vi, não..vi o bicho de perto. Foi assim: Aula de edição de vídeo, pra telejornal [argh!]. Coisa do diabo isso! Saí de de lá com nauséas, tonta, até hj tô traumatizada. Espero que seu pocesso não seja tão doloroso quanto o meu! Sabe, é que sou uma mulher dos impressos...

****
Recebi este e-mail, que vc se refere no texto, há um tempo atrás. Tive a mesma reação que a sua [a gente e esse espirito de jornalista investigativo].

Só que as opreradoras [no nosso caso a operadora] conseguiram burlar: tranformaram pulsos em minutos! Agora, somo obrigados a optar entre os planos básico, alternativo, ultra-mega-gold e sei- lá-mais-o-quê. Que no fim dá no mesmo: roubo!

Lá em casa, por exemplo, temos o plano com 200 minutos, mas nunca gastamos tudo, mas temos que pagar tudo. Pq não pagamos só pelos minutos que utilizarmos? Pelo mesmo motivos que temos que pagar antecipado ao Setps.

Temos a internet banda larga mais lenta e mais cara do país. A Telemar [ou Oi] detém o monópólio da telefonia. A Velox é o único provedor banda larga que temos, tipo modem [excluindo rádio que é uma anteninha e tals].

Já tô me irritando, deixa eu parar de escrever pq isso é um comentário, não uma reportagem. rsrsrs

****

Manda meus versinhos sem maiores pretensões?

Bjo, chato!

Anônimo disse...

Minha mãe já foi avisada, com base nesse texto. uhahuahuahua